Pages

terça-feira, 21 de julho de 2009

Vik Muniz


Sei que essa dica não é das mais novas, mas quem não foi, tem que ir ver a Exposição no MASP do Vik Muniz, que vai até o dia 12 de julho.

Logo na primeira semana, eu dei um pulinho lá e fiquei admirada com toda a exposição. Fazia tempo que nenhuma exposição me impressionava, como ela me impressionou. Todos os trabalhos dele são super detalhistas, tudo feito com perfeição! Percebe-se que todas as peças são estudas e trabalhadas da melhor maneira. Não tem como não se encantar com toda a exposição e principalmente com a vida do Vik Muniz.
Ele é filho de um garçom e de uma telefonista. A sua avó que o ajudou a aprender a ler e escrever, sendo que ela sabia ler através de fonemas! Isso o ajudou a ter uma percepção diferente da escrita e ter mais facilidade para se comunicar através dos desenhos. Ainda novinho, ele foi para os Estados Unidos com uma mão na frente e outra atrás. Para sobreviver, trabalhou de tudo um pouquinho. Um dia a sorte bateu em sua porta. Ele foi trabalhar em um lugar que trabalhava com molduras de quadros. Uma super exposição cedeu um espaço atrás da galeria principal, para que ele expusesse 6 obras. E foi então, que um crítico do New York Times se deparou com as suas peças e se encantou. Escrevendo uma crítica sobre a "mini exposição" do Vik Muniz e mudando a sua vida para sempre.
Aqui vai uma declaração dele: “minha intenção inicial é conseguir uma reação física do espectador, atraí-lo, cativá-lo. A partir do momento em que consigo isso, posso comunicar a informação que quero passar. Meu sonho é mudar a forma elitista com a qual a arte é encarada. Não acredito na separação entre o popular e o inteligente, como se fossem coisas antagônicas".

Essa você não pode perder.

by Mari

3 comentários:

Anônimo disse...

caraca que maneiro

Anônimo disse...

nossa isso é súper legal!!!
[trio pode cre]

Anônimo disse...

conserteza é facinante :)

Postar um comentário